LBL-RS

LBL-RS
Foto RAMIRO FURQUINI - publicada em SUL21

30 de ago. de 2011

Sucesso no dia 29 de agosto no Centro!

5h30 da manhã toca o celular – era a Débora, responsável pela montagem do palco e do som, perguntando se aconteceria o evento com chuva... respondemos que SIM, naquele momento não podíamos cancelar nada, afinal o dia ainda nem havia nascido.
Algumas ponderações sobre a segurança dos trabalhadores (a tempestade tinha raios e trovões!!!) e  acordamos que eles iriam para o local e só começariam a montagem se fosse considerado seguro.
8hs – Já no largo, palco em construção (chove muuuito em Porto Alegre) – seguramos a montagem do som (ainda há risco para os trabalhadores que têm de mexer com eletricidade).
8h30 – recebo o 3o. Telefonema das parceiras do movimento social, querendo saber se vamos manter o evento – para todas a mesma resposta: SIM, vamos manter o evento, pelo menos por hora... durante o dia vamos conversando!
9h – Eu, Mary e Rose avaliamos a possibilidade de cancelar a atividade … ainda chove muuuto! Depois de algumas conversas, não tem como usar palco em outra data; os custos terão de ser pagos, mesmo. O largo,
então, vai ser a maior dificuldade liberar de novo... adiamos a decisão para as 10h.
9h30 – A chuva cede e até aparecem alguns raios de sol... entre muuuuitas núvens.
Autorizamos a montagem do som . . . começam as montagens da bancas! Vamos arriscar!
O dica prossegue – chove e para, chove e para. Perto do meio dia a chuva dá uma tregua, mesmo! Começamos a colocar os materiais nas bancas que ainda estão sendo montadas.... as pessoas começam a
perceber a movimentação: o palco já está com identidade e do outro lado do largo – no paço municipal – o pessoal da saúde do município faz um ato público, com som. Vamos até lá, negociar com @s companheir@s. Acordamos que manteremos nosso som um pouco baixo enquanto eles estiverem pos ali - afinal a reivindicação é pra lá de justa! - respeitando a manifestação. Eles se comprometem a ficar até
16hs apenas para que possamos usar o nosso som.
13h30 – saio com a Mary para a Câmara Muncipal – temos Tribuna Popular na Câmara, tentando auxiliar na articulação para reativarmos a Frente LGBT do município. Antes passamos na EPTC para pegar a licença para caminhada.
14h30 – A tribuna atrasou... no largo a meninas já montaram as bancas e estão panfleteando a população. O Paulinho, do Sindisindi já está por lá, filmando tudo!
Fazemos a Tribuna e voltamos para o Largo, são 15hs. Meu telefone tem 14 chamadas não atendidas... Putz.... esqueci a entrevista agendada com o canal Futura! Liguei para Zilda (companheira que articulou a entrevista) e "tentei me desculpar" … quase em vão – eu confesso – ela garimpou um espaço AO VIVO e eu "furei" - ela foi quem ficou mal (desculpa Zilda! Publicamente!). Falha minha - e dos vereadores e vereadoras que só chegaram na segunda chamada!
Voltamos para o largo, não consigo almoçar …. parece que nada vai descer redondinho!
Muita panfleteação depois, negociação com a EPTC para o trajeto da caminhada, algumas discussões mais acaloradas pela falta de respeito de alguns e muitos sorrisos e afagos de outros, resolvemos ficar no
largo - que ta rendendo bastante com o final da chuva.
17hs começamos com o palco - 13 falas do movimento social - Todas Mulheres, dentre elas, uma travesti!
Claudete (LBL), Carol (Anel), Deise (LBL e Bancarios do Litoral Norte), Estela (MMM), Silvana (LBL), Helena (SindiSaúde e Federação Trabalhadores em Saúde), Carla (GHC), Marcelly (IGualdade), Denise
(Federação dos Bancários), Gisela (Sindisepe), Naiara (LBL e SIntrajufe), Sonia (Sidisprev) e Roselaine (LBL).
O Poder Público também estava lá: presentes o Fábulo e Tâmara pela Secretaria de Justiça e DH do Estado do RS (responsáveis pela colocação do palco e do som, que garantiram nossas falas). A Evelise, representando a SPM-RS e a Vereadora Sofia Cavedon, presidenta da Câmara de Vereadores. Além disso tivemos todo o apoio da Brigada Militar e da EPTC, com agentes e soldados extremamente cordiais e
atenciosos. Ah, e as bancas, custeadas pela Secretaria de Segurança e DH da Prefeitura de Porto Alegre.
Mantendo nossa autonomia, enquanto movimento, agradecemos todas as presenças do poder público, mas no ato da Visibilidae Lésbica só falam MULHERES e do MOVIMENTO SOCIAL! Haviam muitos companheiros homens, em especial do movimento sindical, que também apoiou a atividade e a Jornada, mas todos entenderem o protagonismo das mulheres nesta data.
Foi muito legal!
No Final "Showzaço" com a Blanca Queiroga (patrocinada pelo Venezianos PUB Café) da Ny e do Grupo de Samba "Você Samba" formado por quatro mulheres lindas (vocal, tantam, percussão e pandeiro) e um garotão no cavaquinho. Foi muito legal e rolou até quase 22h.
Vamos publicar fotos em breve!
Por hora olhem estas postagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

29 de AGOSTO dia da VISIBILIDADE LÉSBICA